Estatuto da comissão de formatura: entenda o que é

O estatuto da comissão de formatura desempenha um papel crucial na organização e execução dos eventos da formatura. Se você escolheu fazer parte da comissão de formatura da sua turma, saiba que esse documento será um grande aliado.

Como membro da comissão, é importante entender que você possui grandes responsabilidades e, portanto, deve fazer escolhas criteriosas. O que muitos não sabem é que o estatuto da comissão de formatura, além de formalizar suas atividades, também assegura que tudo ocorra conforme planejado, em benefício do baile.

Se você deseja saber mais sobre esse documento, ou mesmo obter um modelo para a sua comissão, confira este conteúdo detalhado sobre o tema.

O que compõe uma comissão de formatura?

Uma comissão de formatura é um grupo seleto de alunos de uma turma que se unem para organizar o baile de formatura. Além disso, representando os colegas, eles são responsáveis por cuidar da arrecadação, organizar eventos e festas, contratar serviços e realizar atividades relacionadas ao baile de formatura.

Para isso, são definidos diferentes cargos e funções para os integrantes da comissão. Após uma votação e seleção dos cargos, a comissão de formatura é formada.

Quais as funções de uma comissão?

As principais funções de uma comissão de formatura incluem: coordenação de eventos, escolha do local das festas, elaboração de convites, seleção dos trajes, arrecadação de fundos, financiamento dos eventos e contratação de serviços.

Além disso, a comissão pode assumir outras funções adicionais, conforme necessário para os eventos organizados.

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Quais os cargos de uma comissão de formatura?

Não há uma estrutura padrão de comissão de formatura que se aplique a todos os cursos. Cada turma pode ter mais ou menos cargos, dependendo de suas necessidades. No entanto, para facilitar, listamos os cargos mais comuns:

  • Presidente;
  • Vice-presidente;
  • Tesoureiro(a);
  • Vice-tesoureiro(a);
  • Diretor(a);
  • Secretário(a);
  • Vice-secretário(a);
  • Conselheiro(a);
  • Coordenador de eventos.

Quantas pessoas são necessárias para uma comissão de formatura?

Para determinar o número ideal de pessoas para formar uma comissão de formatura, é importante considerar o tamanho da turma e as preferências dos formandos.

Normalmente, os formandos podem compor até 20% da comissão. Os grupos geralmente consistem em cerca de 10 pessoas, mas esse número pode variar significativamente de acordo com as necessidades do evento.

Como registrar uma comissão de formatura?

Lá vem a primeira parte burocrática da comissão. Antes de tudo, é importante destacar que a formalização de uma comissão de formatura requer a assistência de um profissional de contabilidade. Mas calma: vamos explicar o processo.

Para formalizar uma comissão de formatura, você precisa criar e registrar uma empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Assim, a comissão se torna formalmente uma pessoa jurídica dedicada exclusivamente à realização dos eventos relacionados à formatura, sem fins lucrativos.

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O que é o estatuto da comissão de formatura?

O estatuto da comissão de formatura – ou contrato, como algumas turmas o conhecem – é um documento essencial para prevenir e gerenciar riscos na organização da formatura.

Esse documento estabelece as regras gerais da comissão, regulando a organização dos trabalhos e as atribuições de cada cargo. A comissão também inclui no estatuto outras questões importantes, como aspectos jurídicos e financeiros.

Portanto, é necessário registrar o estatuto em cartório para garantir que a comissão de formatura seja uma associação sem fins lucrativos segura, assegurando todos os direitos, cargos e deveres de cada membro.

O estatuto é um documento obrigatório?

Não. Contudo, o estatuto serve justamente para garantir que todas as decisões sejam tomadas em assembleias e reuniões da comissão, com a presença de todos os membros ou da maioria deles. Assim, o estatuto assegura que as decisões sejam tomadas de forma colaborativa, sempre em conjunto.

O que o estatuto deve ter?

O estatuto deve conter cláusulas e mais cláusulas com todas as informações sobre a comissão, seus responsáveis e deveres. Aqui, então, as regras devem ser bem estabelecidas para garantir que tanto a comissão quanto os formandos estejam protegidos contra possíveis fraudes ou furtos no futuro.

1. Sobre a comissão

O estatuto deve abordar e esclarecer algumas das principais informações sobre a comissão de formatura, desde o seu propósito até quem a representa.

Como a comissão é formada para planejar e organizar a festa de formatura, é importante incluir informações sobre a faculdade, turma e ano de conclusão do curso. Além disso, é essencial mencionar a validade da associação, ou seja, o período de vigência da comissão.

2. Cargos e comissões

Como o estatuto de formatura é um documento oficial, é necessário especificar todos os membros, incluindo seus cargos, funções e deveres dentro da comissão. Além disso, é importante respeitar a hierarquia dos cargos.

Embora haja variações entre as diferentes comissões, geralmente existem cargos clássicos que a maioria delas possui. A partir desses cargos mais comuns, é possível identificar quais são adequados para cada caso.

3. Acordos e decisões

Considerando que a convivência em grupo nem sempre é fácil e podem surgir discordâncias de opinião, é importante definir no estatuto como as decisões da comissão serão tomadas.

Então, uma boa estratégia é estabelecer um número mínimo de votos para todas as decisões, além de definir um padrão para o registro das atas e os comunicados aos formandos. Por exemplo, a comissão terá algum canal oficial de comunicação?

Além disso, é fundamental definir o local das reuniões. Ao marcar encontros periódicos em um local pré-determinado, todos poderão comparecer às reuniões sem problemas.

4. Prazos e pagamentos

Quando o assunto é dinheiro, é crucial ter regras claras e organizadas. Além disso, os maiores problemas encontrados em comissões de formatura estão ligados à gestão financeira. Portanto, todas as informações sobre a administração do dinheiro devem constar no documento.

Para isso, é importante incluir cláusulas que definam quem são os responsáveis pela gestão, como devem ocorrer as decisões de contratação e pagamento de fornecedores e como serão feitas as prestações de contas aos formandos.

Uma regra essencial para o estatuto, por exemplo, é a aprovação compartilhada de pagamentos.

Embora a divisão de responsabilidades seja comum em empresas e órgãos públicos para evitar fraudes, essa estratégia também é utilizada para garantir que as decisões sejam bem pensadas e executadas.

No caso da comissão de formatura, não é diferente. Portanto, é crucial que, sempre, pelo menos duas pessoas aprovem todos os pagamentos feitos pela comissão.

E lembre-se: os formandos que não fazem parte da comissão também querem saber como o dinheiro deles está sendo usado. Afinal, eles também contribuem com a arrecadação da formatura.

Modelo de estatuto comissão de formatura

Esses são apenas alguns dos detalhes que um estatuto de comissão deve conter. Entretanto, falar sobre o documento é muito mais fácil do que fazer um, né? Então, para a sua alegria, atendemos ao seu chamado e disponibilizamos um modelo de estatuto de comissão de formatura em PDF para você.

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Perguntas frequentes

Como registrar uma comissão de formatura?

Para registrar uma comissão de formatura, é necessário realizar o registro de uma empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Para fazer isso, é essencial contar com o auxílio de um profissional de contabilidade. Isso torna, formalmente, a comissão de formatura uma pessoa jurídica dedicada exclusivamente à realização dos eventos relacionados à formatura, sem fins lucrativos.

O que compõe uma comissão de formatura?

A comissão de formatura é composta por um grupo de alunos que as representam. Além disso, geralmente, eles são escolhidos com base em uma votação e possuem habilidades de comunicação interpessoal, resolução de problemas e trabalho em grupo.

Quais são as funções de uma comissão?

As principais funções de uma comissão de formatura incluem: coordenação de eventos, escolha do local das festas, elaboração de convites, seleção dos trajes, arrecadação de fundos, financiamento dos eventos e contratação de serviços.

Adicionalmente, dependendo dos eventos organizados pela comissão, outras funções específicas podem ser atribuídas para garantir o sucesso da formatura.

Quantas pessoas são necessárias para uma comissão de formatura?


O número de pessoas em uma comissão de formatura pode variar dependendo do tamanho da turma. Além disso, normalmente, a comissão é composta por até 20% dos formandos, o que geralmente equivale a cerca de 10 pessoas.